Spartan King of the Kings
Número de Mensagens : 389 Idade : 32 Localização : Esparta. Data de inscrição : 29/05/2008
| Assunto: Criando Menu no DOSbox - Tutorial Sex Jan 15, 2010 4:35 am | |
| > Tutorial - Criando Menu no DOSbox
* Ninguém precisará saber NADA de DOS para entender este Tutorial !
Se voce usa o DOSbox e acha muito trabalhoso rodar jogos e programas de DOS digitando comando como "mount J .." ; seus problemas acabaram! Em seguida vai um Tutorial detalhado de como fazer menus no DOSbox, com uma tecla será possível acessar automatiamente seu jogo ou programa de DOS!
1 - Baixe o DOSbox Aqui ; para que as coisas fiquem mais simples, apesar de explicar tudo aqui, é interessante que ja saiba rodar jogos no DOSbox por comandos, se não ainda não sabe, dê uma olhada Aqui, se ta com pregiça, ignore.
2 - Instale o DOSbox, nele terá um arquivo de texto chamado dosbox- 0.73 conf , é la que faremos o menu! Agora abra esse arquivo de texto, e vá para ultima linha dele, nela esta escrito [autoexec] # Lines in this section will be run at startup. (imagem abaixo) Iremos começar escrevendo as coisas abaixo disso (na parte em branco)
3 - Agora comece a escrever (somente o que não esta em negrito, obviamente) :echo off @echo off :inicio echo. echo. Bem Vindo (ou sei la, o que quiser, vale até xingar a mãe)echo. Quando mais "echo." sozinho, mais espaço vai ter no menuecho Jogos Disponíveis: echo. echo 1: Wolfenstein 3D Esse é o nome do primeiro jogo, wolfenstein 3D é um clássico heheecho 2: Quake echo 3: Descent 4 - Ok, agora abaixo disso digite exatamente:choice /n /c:123 ( se fossem 4 jogos, seria c:1234, dai por diante );if errorlevel == 3 goto c if errorlevel == 2 goto b if errorlevel == 1 goto a ATENÇÃO Eu não sei ainda porquê, mas é de cima para baixo 3 2 1 , c b a ... mas é.5- Agora vamos aos comandos finais [o primeiro tutorial que indiquei no inicio facilita, mas vou resumir rapidamente em negrito pra quem não sabe nada] ; digite exatamente::a cls echo off echo starting WOLF3D in DOSbox mount j "c:/arquivos de programas/MGBR/Wolfenstein 3D" A pasta de onde estão os arquivos do jogo ou programaj: WOLF3D Aqui coloca-se o nome do executável do jogo de DOS que esta na pasta com os arquivosAgora ja ficou meio óbvio o procedimento para os outros jogos pois é o mesmo, abaixo escreva para o segundo jogo (no meu caso, Quake):b cls echo off echo starting QUAKE in Dosbox mount j "C:\QUAKE" Ja disse no primeiro exemploj: QUAKE Ja disse também 6 - Agora salve o documento de texto e abra o DOSbox, e o menu vai aparecer!
Para entrar no jogo, basta apertar o número correspondente ( siimples, rápido e fácil ) Divirta-se! Dúvidas fdkafa@gmail.com | |
|