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 Warriors Orochi

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r.afael
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MensagemAssunto: Warriors Orochi   Dom Ago 10, 2008 5:00 pm

Fabricante: Omega Force
Lançamento: 18/09/2007
Distribuidora: Koei
Suporte: Cartão de memória
Outras plataformas: PC PSP X360





RegularAvaliação:
Regular

Sabe aqueles jogos no qual um único personagem enfrenta um exército inteiro? Essa é a premissa de "Dynasty Warriros", a franquia mais conhecida da produtora Koei, que popularizou a fórmula (depois, o estilo foi copiado em games como "Devil Kings", da Capcom, e "Ninety Nine Nights", da Q Entertainment e Phantagram). Ao longo dos anos, a companhia tentou trazer variações do tema, como foi o caso de "Samurai Warriors", cuja mecânica é quase igual, mas trocava os generais chineses de "Dynasty" pelos senhores de guerra da era medieval japonesa.

Agora, os dois mundos foram fundidos num só, mas, apesar de haver algumas pequenas novidades, o funcionamento primordial continua o mesmo. O "crossover" é obra de Orochi, um poderoso demônio capaz de manipular o espaço e o tempo. Diante desse inimigo maior, os guerreiros asiáticos juntam suas forças para combatê-lo. Algo tão lógico quanto Brasil e Argentina enfrentando, juntos, um time vindo do espaço.

Relevando o lado estapafúrdio (afinal, é tudo ficção), o casamento entre "Dynasty" e "Samurai Warriors" resultou em um óbvio benefício: a galeria de personagens controláveis aumentou, indo para quase 80 integrantes. Não que eles sejam muito diferentes uns dos outros, principalmente no que diz respeito à variação de golpes, mas, de toda forma, são guerreiros únicos.

Chinês e japonês no mesmo balaio

Para quem é fã da franquia, "Warriors Orochi" tem recheio de sobra. Além da vasta gama de personagens que estão á disposição do jogador - e cada um deles pode ser evoluído até o nível 99 -, há quatro arcos de enredo no modo de história (sendo que cada um deles traz uma narrativa principal e uma paralela), muitas armas e poderes para obter e evoluir.

No entanto, para o restante da humanidade, a franquia continua com mecânica de combate rasa, com pouca variação de golpes, e, mesmo assim, em grande parte do tempo o usuário deve marretar ininterruptamente um único botão. Isso não funciona nos níveis mais avançados, que precisam ou de estratégias um pouco mais avançadas, ou de maior desenvolvimento dos lutadores.

Mas isso não remedia outro defeito do game: a repetitividade. Isso já era um ponto negativo nos outros episódios da franquia, mas ficou mais acentuado agora. Todas as missões são muito parecidas entre si e quando aparece algo um pouco diferente, o objetivo não chega a ser interessante. Porém, na maioria das vezes, tudo que é preciso fazer é avançar e eliminar quem aparecer pelo caminho. E são muitos.

O problema é que há muita pouca variação de inimigos, ou seja, eles se repetem à exaustão. Somente os generais são diferenciados, e, mesmo assim, muitos deles agem da mesma forma. No começo, é divertida a sensação de eliminar vários inimigos ao mesmo tempo, mas, como a situação praticamente não muda muito do começo ao fim, acaba cansando muito rápido.

Um por todos...

A maior novidade de "Warriors Orochi" é a de montar um time com três personagens. Assim, no campo de batalha, é possível trocar de lutador ao toque de um botão. Games que usam esse sistema geralmente aproveitam as características de cada personagem como solução para enigmas ou obstáculos, mas, aqui, a troca serve para evitar ser nocauteado. É que quando se está no "banco de reservas", os guerreiros recuperam a energia e a barra "musou". Antes, esse medidor auxiliar era preenchido ao atacar os inimigos, mas não é o caso desta vez.

Por falar nele, não existe mais aquele superataque que fazia uso do "musou". Em vez disso, cada arquétipo de personagem - eles podem ser classificados entre os tipos Power, Speed ou Technical - faz uso específico da barra auxiliar. Os primeiros, que, como o nome já diz, são mais fortes, fazem golpes poderosos e indefensáveis, além de não poderem ser impedidos de completar o movimento. Já os lutadores Speed ativam ataques especiais que podem até mesmo não gastar energia. Por fim, os do último tipo melhoram os golpes do tipo charge (aqueles feitos com o botão triângulo no PS2 ou Y no Xbox 360). Por fim, existe um ataque devastador que consiste em usar um golpe especial de um lutador e trocar para outro, também ativando sua ofensiva "musou".

Tal e qual um RPG, os guerreiros ficam mais fortes conforme vão lutando. Mas há muito mais jeitos de construir os personagens. Cada um deles tem uma arma específica, sendo que o quarto e último modelo é o que tem mais poder de ataque em sua base. Depende-se da sorte para obtê-la e tanto mais fácil conseguir nas fases mais avançadas. Cada arma também tem até oito "slots" para colocar habilidades, como a "ice", que congela os inimigos. Felizmente há um sistema de fusão de armas, que permite transferir poderes de um equipamento para outro. Também é possível obter habilidades que fortalecem o time inteiro: para isso é preciso preencher condições específicas para cada personagem, como matar um número "X" de inimigo em um tempo determinado. Quem gosta de evoluir vai gostar de saber que cada habilidade possui seu próprio "level".

Outra boa novidade é que todos podem chamar seu cavalo. O controle em cima desses animais não é muito bom, mas permite percorrer mais rapidamente pelos cenários, além de trazer novas opções de ataque.

Reciclagem de pixels

Visivelmente, "Warriors Orochi" foi feito como um game para PlayStation 2, e a edição para Xbox 360 nada mais é que uma versão com maior resolução. Ou seja, aproveita muito pouco da potencialidade do console de nova geração. Mesmo como um game para PlayStation 2, a definição não é das melhores, talvez para dedicar todo o processamento em colocar na tela quantos personagens fossem possíveis ao mesmo tempo, sem ficar lento. Nesse ponto, o game passa com louvor.

Por conta disso, o cenário também teve que ser sacrificado. Os mapas são muito simples, quase totalmente planos, e com poucos objetos. Pesa contra o fato de muitos deles terem sido reciclados de games anteriores. A apresentação dos menus beira o tosco, e a impressão que fica é que o game é um episódio paralelo feito para ganhar um dinheiro fácil aproveitando a enorme base instalada do Xbox 360 e principalmente do PlayStation 2, que carece de novidades.

O tratamento dado ao som é igualmente desleixado. São músicas de estilo techno ou rock genéricos, sem inspiração e que nada tem a ver com o tema do jogo. Nem todas são ruins, mas a maioria não acrescenta nada, a não ser irritação aos ouvidos. As dublagens são igualmente ruins, salvo algumas raras exceções. O que mais enche a paciência são as mesmas frases curtas que os lutadores falam quando ativam um golpe especial.


CONSIDERAÇÕES
"Warriors Orochi" é uma edição paralela e sem capricho da série "Dynasty Warriors". A idéia de enfrentar e eliminar uma grande quantidade de inimigos ao mesmo tempo continua garantindo alguma diversão, mas o encanto dura pouco devido aos mapas simples, missões desinteressantes e combates que quase nunca mudam. Se antes a mecânica de jogo já era rasa, está ainda pior agora. Os fãs da franquia devem ficar felizes em saber que há quase 80 personagens e muitas habilidades, e que todos eles podem ser evoluídos individualmente. Mas o restante dos jogadores, principalmente aqueles que têm um Xbox 360 ou um PlayStation 3, deve esperar pela série principal, que deverá ter uma produção mais cuidadosa e, espera-se, maior variedade de ação.
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Snake
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MensagemAssunto: Re: Warriors Orochi   Dom Ago 10, 2008 5:31 pm

Nunca ouvi falar desse jogo na minha vida
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r.afael
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MensagemAssunto: Re: Warriors Orochi   Dom Ago 10, 2008 5:38 pm

Pq e´muito desconhecido e é um jogo ruim Wink
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MensagemAssunto: Re: Warriors Orochi   Dom Ago 10, 2008 5:43 pm

r.afael escreveu:
Pq e´muito desconhecido e é um jogo ruim Wink

Sinal de que vc fez isso para floodar
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r.afael
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MensagemAssunto: Re: Warriors Orochi   Dom Ago 10, 2008 5:51 pm

Snake escreveu:
r.afael escreveu:
Pq e´muito desconhecido e é um jogo ruim Wink

Sinal de que vc fez isso para floodar

Agora trazer uma analise para o forum é floodar ? Laughing Laughing

Pelo amor de deus Snake ¬¬
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MensagemAssunto: Re: Warriors Orochi   Sab Ago 16, 2008 9:33 pm

r.afael escreveu:
Snake escreveu:
r.afael escreveu:
Pq e´muito desconhecido e é um jogo ruim Wink

Sinal de que vc fez isso para floodar

Agora trazer uma analise para o forum é floodar ? Laughing Laughing

Pelo amor de deus Snake ¬¬

Não kara é pq geralmente a gente tras uma analize
q a gente gosta e não um jogo q a gente nunca ouviu falar
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r.afael
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MensagemAssunto: Re: Warriors Orochi   Dom Ago 17, 2008 5:25 pm

Snake escreveu:
r.afael escreveu:
Snake escreveu:
r.afael escreveu:
Pq e´muito desconhecido e é um jogo ruim Wink

Sinal de que vc fez isso para floodar

Agora trazer uma analise para o forum é floodar ? Laughing Laughing

Pelo amor de deus Snake ¬¬

Não kara é pq geralmente a gente tras uma analize
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Nada ver, agente pode fazer analises de jogos que agente não gosta
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MensagemAssunto: Re: Warriors Orochi   Dom Ago 17, 2008 6:23 pm

r.afael escreveu:
Snake escreveu:
r.afael escreveu:
Snake escreveu:
r.afael escreveu:
Pq e´muito desconhecido e é um jogo ruim Wink

Sinal de que vc fez isso para floodar

Agora trazer uma analise para o forum é floodar ? Laughing Laughing

Pelo amor de deus Snake ¬¬

Não kara é pq geralmente a gente tras uma analize
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Nada ver, agente pode fazer analises de jogos que agente não gosta

É floodar as vezes vale a pena
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r.afael
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MensagemAssunto: Re: Warriors Orochi   Dom Ago 24, 2008 4:01 am

Vou começar a apagar seus floodes Snake. Wink
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